Como Integrar sua Loja Virtual com o Instagram

Introdução: 

Quem já trabalha com vendas certamente já clicou no botão de compra no Instagram só para ver como funcionava. Afinal, qualquer profissional da área reconhece a importância das redes sociais para vender mais. Por isso, hoje vamos te mostrar como integrar a sua loja virtual com o Instagram.
Um número muito grande de pessoas acessa o Instagram diariamente, logo, a rede se tornou um ambiente muito propício para divulgar produtos.
O Instagram vem tendo seus recursos utilizados para vendas desde 2017, mas recentemente adicionou uma ferramenta muito poderosa para os empreendedores, o Instagram Shopping. 

Através de seu uso é possível criar uma sacolinha do Instagram, assim como em sites próprios de e-commerce.
Ficou interessado sobre o funcionamento dessa ferramenta? Quer saber como ela pode alavancar suas vendas em 2021? 

Fica com a gente e acompanha cada detalhe...

Confira os Pré-Requisitos básicos para Integração

Antes de integrar sua loja virtual com o Instagram, é preciso conhecer alguns requisitos estabelecidos pela própria plataforma. Confira a seguir:
Perfil profissional: antes da integração você deve criar uma conta profissional ou alterar sua conta pessoal para as configurações necessárias. Mas, isso é bem simples. 
Se você já possui uma conta, acesse o seu perfil configurações > conta > no final da página clique em mudar para conta profissional.

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Versão atualizada: seu aplicativo deve estar com a versão mais recente disponibilizada pela plataforma. Para conferir se está tudo certo você pode acessar seu serviço de aplicativos, geralmente Play Store ou Apple Store, buscar pelo Instagram e verificar se há atualização disponível.

Página no Facebook: se você não possui uma página, pode criar através do Gerenciador de Negócios do Facebook ou então através de sua conta pessoal do Facebook.
 

Loja no Facebook: você deve possuir uma loja ou um catálogo de produtos no Gerenciador de Negócios.
Possuir uma empresa: para a integração é preciso que você possua uma empresa de venda de bens materiais que se enquadre nas categorias de mercados aceitos na plataforma.
 

Políticas comerciais: cumprir as políticas comerciais do Instagram.

Integre sua conta comercial do Instagram ao Facebook
 

Agora que você já conhece todos os pré-requisitos básicos necessários para realizar a integração entre sua loja e o Instagram, é hora de integrar sua conta comercial, criada no Instagram com o passo a passo acima, com o Facebook.

É importante ressaltar que para realizar essa integração é necessário que você possua uma página comercial, pois não é possível integrar em uma conta pessoal ou contas que você não gerencia.

Um breve resumo do percurso: acessar o perfil do Instagram > Configurações > Central de Contas > Contas e perfis > Adicionar contas > Fazer login com o Facebook.

Passo 1: entre em sua conta do Instagram e, em seguida, na página do seu perfil.

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Passo 2: no canto superior direito existem três barrinhas horizontais. Ao clicar, uma janela vertical irá aparecer. Então, clique na última opção “Configurações”.

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Passo 3: role até o final da página de configuração para encontrar a opção “Facebook” e logo abaixo “Central de Contas”.

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Passo 4: ao acessar a central de contas, procure pela opção “Contas e perfis”. Em seguida, aparecerá outra página com a opção de “Adicionar contas”.

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Passo 5: para finalizar, basta fazer login com a conta do Facebook de sua página e a integração estará concluída.

 

Vincule o perfil do Instagram ao catálogo de produtos do Facebook
 

Com sua conta do Instagram vinculada ao Facebook, é hora de criar e adicionar produtos a um catálogo.
Vamos aos passos em sua página do Facebook.
Primeiro, acesse o “Gerenciador de Catálogos”. Se você já possuir um catálogo, basta procurar por “Add Products” ou caso não tenha, basta clicar em “Criar catálogo”.
 

Em seguida selecione o  catálogo “Comércio eletrônico” e clique em avançar. 
Na hora de configurar o catálogo, selecione a opção “Carregar informações de produto”, dê um nome e clique em “Criar”. Uma página de confirmação irá aparecer, clique em “Visualizar catálogo”. Nessa mesma tela, procure por “Anúncios dinâmicos” e clique em “Adicionar produtos”.
Por último, aparecerá uma página com as opções disponíveis para adicionar produtos. Você pode utilizar um arquivo XML, gerado em sua loja virtual ou as outras opções, utilizando o XML clique em “Use Data Feeds”.

Avance, na página que abrir, clique em “Definir uma programação”, adicione a URL do seu arquivo, um nome para se Feed de Dados, programe os carregamentos automáticos e coloque na moeda brasileira “BRL – Real Brasileiro”.
Agora é só aguardar o carregamento, clicar em concluir quando finalizado e prontinho, seus produtos inseridos no catálogo irão aparecer.

 

Como utilizar o Instagram Shopping na prática
 

Ativar a marcação de produtos

Saiba como ativar a marcação de produtos em sua conta comercial no Instagram.
Com o seu perfil aberto, clique nas barras no canto superior direito e, em seguida, em “Configurações”.
Entre na opção “Empresa” e, posteriormente, “Configurar Compras no Instagram”. Uma tela com a mensagem “Crie a sua loja no Instagram” irá abrir, clique em começar e seu perfil passará por uma análise que pode demorar alguns dias.

 

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Ao fazer uma publicação na página que mostra a visão geral, legenda e localização, clique na foto. Logo abaixo aparecerá “Pessoas” e “Produtos”. Ao clicar em produtos, seus itens irão aparecer. Assim, você pode selecionar o que está sendo anunciado e a sacolinha do Instagram aparecerá em sua publicação.

Para marcar um produto nos stories é um pouco diferente, a opção aparecerá em adesivos com uma sacolinha seguida da palavra Produtos.

 

Conclusão

Em geral, todo o processo de integrar a sua loja virtual com o Instagram pode demorar um pouco, devido a todos os processos que antecedem o final. Mas, acredite, transformar seu Instagram em uma ferramenta de vendas é uma ótima decisão.
Isso porque muitos dos seus clientes passam a maior parte na rede social e transformar o processo de compras em algo simples com certeza impulsionará suas vendas. 

Agora que você já conhece todos os passos é hora de colocar tudo em prática!