Como cadastrar um produto

Introdução

Nesse guia você vai encontrar uma apresentação geral de todas as seções do processo de cadastro de um produto na wBuy.

Para agilizar o processo sugerimos que tenha em mãos os seguintes dados do produto a ser cadastrado:

- Nome do produto
- Código
- Categoria
- Descrição do produto 
- Peso e dimensões (caso o produto seja físico)
- Preço de venda 
- Quantidade em estoque (caso controle suas vendas por estoque)
- Imagem do produto

Feito isso, acesse o painel wBuy, clique em Produtos > Listagem > Novo.

Tipo de produto

Antes de começar a preencher as informações do produto precisamos definir qual o seu tipo: físico ou digital.

Nessa mesma seção você poderá escolher se o produto estará visível na loja e disponível para venda.

Sempre que tiver dúvidas sobre uma opção do formulário de cadastro passe o mouse sobre o ícone de interrogação para mais informações.

Uma vez definido o tipo de produto vamos para a seção principal: as informações básicas.

Informações básicas

- Título do produto: defina o título do produto, recomendamos que você informe também a marca e as características principais, por exemplo: Apple iPhone 13 128GB Azul.

- Código: código único que irá identificar o produto em sua loja, você pode inserir um de sua preferência ou que já use em seu negócio, caso não possua poderá clicar em Gerar.

- Categorias: selecione a categoria principal de seu produto (obrigatório) e, se desejar, as subcategorias e/ou categorias adicionais.

- Descrição do produto: preencha conforme sua preferência, você poderá personalizar a aparência da descrição usando nosso editor de texto ou adicionando um código HTML (clicando em "Código-Fonte").

- URL de download: apenas para produtos digitais

Informações adicionais

Como o próprio nome sugere, essa seção é opcional e adicional.

Aqui você encontrará 4 campos de texto que por padrão são: descrição curta, especificações do produto, itens inclusos e detalhes da garantia.

2 deles são campos simples (sem personalização via editor ou HTML) e 2 campos avançados (com personalização e HTML - igual a descrição principal do produto preenchida no campo anterior).

Ao preencher qualquer um desses campos o conteúdo irá aparecer na página de detalhes do produto na posição definida pelo tema que sua loja utiliza.

Aqui a dica é a seguinte: você pode personalizar o título de cada um desses 4 campos acessando Painel > Configurações > Configurações da loja > Produtos > Personalizar textos.

O que isso significa na prática? Você poderá adaptar cada seção de acordo com sua necessidade.

Por exemplo: você trabalha com algum tipo de produto alimentício e precisa disponibilizar as informações nutricionais do produto. Você poderia inserir esses dados no campo "Especificações" e depois alterar o título dessa seção para "Tabela nutricional".


Dando sequência ao guia, temos ainda em Informações adicionais os campos:

- Vídeo do produto: preencha com um link do YouTube ou Vimeo para inserir um vídeo na página de detalhes do produto

- Palavras substitutas: quando o cliente estiver fazendo uma busca em sua loja, ele poderá buscar tanto pelo título do produto quanto por uma palavra substituta. Por exemplo: seu produto se chama "Geladeira Frost Free 2 Portas" e você cadastrou "refrigerador" em palavras substitutas, quando um cliente buscar por "refrigerador" o seu produto aparecerá nos resultados, mesmo não contendo essa palavra em seu título.

- Gênero, modelagem, faixa etária, GTIN, MPN, NCM: informações adicionais para Google Merchant e ERPs.

- Anexos do produto: arquivos anexados aqui ficam disponíveis para download na página de detalhes do produto (obs.: qualquer visitante poderá fazer o download, é um anexo público, não anexe nenhum produto digital, por exemplo: um e-book).

- Tipo de unidade: caso queira mostrar uma unidade ao lado do valor do produto, ex: R$1,00/m.

- Link externo: caso preenchido o cliente será direcionado para esse link ao clicar no botão "Comprar" ao invés de ir para o carrinho de compras.

Peso e dimensões

Essa seção só deve ser preenchida casa o produtos seja do tipo físico.

Tem dúvidas sobre como pesar ou medir seu produto? Acesse nosso guia: Como adicionar peso e dimensões nos produtos.

Preço e disponibilidade

- Preço de venda: preço base de venda do seu produto

- Preço comparativo: para criar o efeito de X por Y sem necessariamente estar em promoção, ex:

- Preço de custo: para controle interno, para o campo aparecer ele deve estar habilitado em Configurações > Configurações da loja > Produtos:

- Produto em promoção: diferente do preço comparativo a promoção deve obrigatoriamente ter uma data de início e fim

- Disponível em atacado: valor e quantidade mínima para venda no atacado

Estoque e variações

Depois que o cadastro for concluído não será possível alterar o tipo de grade. Ou seja, caso tenha esquecido de cadastrar a variação será necessário excluir e criar um novo produto com a grade correta.

Para inserir uma variação em seu produto o primeiro passo é escolher o tipo de grade que melhor lhe atende dentre as opções apresentadas:

Caso seu produto não possua nenhuma variação basta preencher a quantidade em estoque e seguir para a próxima seção.

Feito isso você irá criar ou selecionar um grupo de variações e escolher as variações que correspondem ao produto que está sendo cadastrado.

Na sequência você irá criar ou selecionar as cores correspondentes ao produto.

Caso seu produto possua apenas variações de tamanho, basta selecionar e clicar em continuar, ignorando a seção de cores do produto. O mesmo vale caso seu produto possua apenas variações de cor, selecione as desejadas e clique em continuar, mantendo "Sem variação" no grupo de variações.

Depois de selecionar as variações e/ou cores do produto você irá definir o estoque por variação.

Ainda nessa etapa você poderá, se quiser, definir um valor específico por variação, definir um prazo adicional de produção ou mesmo cadastrar um peso diferente para cada variação clicando no botão "Editar":

Também é possível desativar uma variação específica e até mesmo excluí-la.

Fotos do produto

Chegou a hora de enviar as fotos do seu produto.

O tamanho máximo do arquivo é de 8MB, porém, tenta enviar sempre no menor tamanho possível. Quanto mais leve o arquivo, mais rápido será o carregamento da imagem para seu cliente.

Recomendamos enviar imagens com pelo menos 1600x1200px ou 1200x1600px nos formatos JPG ou JPEG.

Você pode enviar várias fotos ao mesmo tempo segurando CTRL/CMD e clicando nas fotos desejadas.

Também é possível reordenar as fotos clicando e arrastando com o mouse, bem como definir qual será a foto de capa do produto e adicionar uma legenda, caso queira.

Otimização para buscadores (SEO)

Todas as páginas de sua loja já são otimizadas por padrão. Porém, caso seja um usuário avançado e queira personalizar os resultados você poderá personalizar os seguintes campos:

- Title
- URL da página
- Meta: Description
- Meta Tags

É possível ainda inserir um código JS ou CSS no produto, caso queira.

Definições

Voltando à coluna da direita, temos no final do bloco Definições as opções:

- Marca: escolha ou crie uma marca para associar ao produto, caso queira.

- Atributos: escolha ou crie atributos para serem inseridos na página do produto.

- Selos: escolha ou crie selos para serem inseridos na página do produto.

Configurações adicionais

Por fim chegamos à seção de configurações adicionais, como o próprio nome sugere essa seção não é obrigatória, configure apenas o que desejar, caso precise.

- Campos adicionais: o campo adicional é inserido logo após as variações do produto. O cliente deverá obrigatoriamente escolher 1 ou mais opções (de acordo com a configuração) para prosseguir e adicionar o produto ao carrinho.

- Grupo de clientes: apenas clientes do grupo escolhido poderão visualizar ou comprar o produto cadastrado.

- Produtos relacionados: por padrão o sistema já escolhe produtos relacionados com base na categoria, caso queira você pode usar essa opção para escolher esses produtos manualmente.

- Combo no produto: defina se o produto possui ou não um combo (Produtos > Upsell e cross-sell > Combos de produtos).

- Compre junto: escolha produtos para serem ofertados junto ao produto principal.

- Multiplicador: caso alterado o produto só poderá ser comprado em múltiplos do valor preenchido. Ex.: multiplicador preenchido como 2, será possível comprar apenas 2, 4, 6, 8, etc unidades do produto.

- Disposição das fotos: como as fotos serão exibidas na página do produto no computador (desktop).

- Prazo de produção: caso preenchido esse prazo será somado ao prazo de entrega.

- Produto customizável: adiciona um campo de texto de preenchimento obrigatório na página do produto.

- Embalagem para presente: adiciona no carrinho a opção de embalar esse produto para presente.